domingo, 6 de novembro de 2011

É necessário ter estômago de hiena para digerir Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho é considerado “filósofo” e jornalista brasileiro. Participante de um movimento de esquerda na sua juventude, hoje é um dos críticos dos movimentos esquerditas - existe alguma
diferença entre os direitistas que justifique dizer esquerdista senão
extremistas para ambos os lados?. O mesmo não chegou a concluir o
curso de Filosofia iniciado na PUC, no entanto, ele mesmo se intitula
filósofo - tudo bem, não quero supor que só pode ser filósofo quem
tem o alvará institucional!
Carvalho não reside no Brasil, reside nos EUA e faz de alguns campos sociais do Brasil os seus principais alvos de crítica, entre eles, parte da intelectualidade. Também odeia a filósofa Marilena Chauí, a USP, os “uspianos e uma lista de movimentos sociais que entra no seu rol de desafetos. Já trabalhou, entre outros, como colunista do jornal “O Globo” e na revista “Época”, sendo desligado por razões que o mesmo considera inexplicadas. - Mas certamente que cargos nesses
meios muito diz sobre Olavo Carvalho.
Olavo costuma aparecer sentado sobre uma estátua de Lênin, ironicamente, em razão das suas idéias - digo, ideologia - não suportarem o comunismo. Rótulo este que Carvalho costuma designar para quem não seja complacente com o que ele pensa, também usado como sinônimo de narcotraficantes, assassinos e delinquentes.
Esses dados rasos, salvo os grifos que são comentários meus, obtive através do Wikipédia. Passo então ao site pessoal do Olavo Carvalho, para uma análise não profunda, mas não meramente informativa.
Olavo diz em seu site que está nos EUA com uma missão (Apelo urgente de Olavo Carvalho a seus leitores). Seu papel e seu discurso são semelhantes ao de um higienista. Carvalho objetiva denunciar os podres do Brasil ao maior número de pessoas. Para ele o Brasil está infestado de esquerdistas: “O objetivo imediato é conscientizar a elite americana da loucura que faz ao dar suporte político, jornalístico e financeiro a organizações latino-americanas de esquerda que, por baixo de uma persuasiva máscara democrática e legalista, conspiram com o Foro de São Paulo para a disseminação do caos revolucionário no continente.” - Não, não duvide, é realmente a elite americana que esse apóstolo político quer exortar para a limpeza política.
Essa espécie de filósofo que age enquanto um “político não-político frustrado”, chega a ingenuidade de afirmar que: “Primeiro: os EUA não são o Brasil, onde o Executivo pode mudar o curso das coisas a seu belprazer. Aqui, tudo depende de longas discussões, da conquista dos corações e mentes da elite formadora da opinião pública, do exercício, em suma, da democracia. No Brasil, já nem sabem o que é isso.”
Olavo é orador do Tio Sam, e é de lá do aconchego do país que ele
chama de real democracia, que ele vê um Brasil infestado de
esquerdistas, infestado por um bando de pobres e intelectuais de elite, com estopins para movimentos reacionários e ideológicos. Cabe aqui uma correção da minha parte: não é só no Brasil, Olavo começa no Brasil, mas enquadra a América Latina inteira como um grande centro infestado por reacionários. Olavo quer fazer o papel de uma espécie de anjo-da-guarda da democracia estadunidense, o derradeiro cordeiro que vai denunciar esse mar de assassinos e delinquentes comunistas localizado na América Latina.
Nesse nobre papel de delinquente - desculpe-me Olavo por usar o seu termo preferido -, esse pseudofilósofo e político sem cargo político, pede a colaboração dos seus leitores para custear suas ações benfeitoras higienistas para convencer os nobres senhores democradas dos EUA a “limpar” a América Latina: “Para isso, usei de todos os recursos com que contava: conferências, artigos, cartas, telefonemas, distribuão de provas e documentos, inumeráveis conversações pessoais. De vez em quando coloco no meu site algumas amostras do que tenho feito.” - diz-nos Carvalho sobre o seu militarismo.
Perguntemos: por que Olavo não luta aqui no Brasil para limpar seu país de reacionários, intelectuais de elite e partidários ideológicos? Por que ele correu debaixo da saia americana para pedir ajuda para limpar a América Latina? Limpar mais do que já fizeram os europeus e americanos?
Não estou aqui exercendo patriotismo e tampouco chego a ingenuidade de achar que lá na “democracia americana” as coisas realmente funcionam como deveriam. Isso não é uma crítica a Olavo, dizem que para fazer uma crítica é necessário conhecer a obra do autor, nobre trabalho, pois é necessário serdelinquente o suficiente para conseguir mergulhar no rio poluído de idéias degradantes que Carvalho oferece. Cheguei a ler um artigo estupidamente insensato de Carvalho (Relendo Nietzsche) onde o mesmo compara Nietzsche a um metafísico que apela aos instintos: sejamos complacentes, afinal, Olavo abandonou o curso de Filosofia. É necessário ter estômago de hiena - quem sabe de abutre ou urubu - para conseguir digerir os livros de Carvalho.
Esse filósofo de quinta categoria, combatente dos extremistas por extremismo, coronel sem cargo político, é um grande religioso do liberalismo norte-americano. No mundo desse sádico liberal só existem dois grupos, os de esquerda e os de direita, os que ficam no primeiro grupo, de Marx, Fidel e Che Guevara, são assassinos, narcotraficantes edeli nquentes; os do segundo grupo são avançados e eruditos. Em resumo, o primeiro diz respeito a América Latina, o segundo aos Estados Unidos.
Para esse religioso do liberalismo e súdito da democracia por excelência, que a seu ver é a praticada pelos Estados Unidos, tem como critério primário, verificar se se é de esquerda, se for não é possível iniciar conversa com a nobreza dos pensadores liberais
Enfim, deixo Olavo Carvalho por aqui. Não se deve levar muito a sério esses parvos intelectuais de elite - novamente peço desculpas ao Olavo por usar seu próprio rótulo contra eles mesmo -, é necessário dar-lhes o direito de fazerem seus grupinhos de orgias degradantes. Que fique ao Renato Azevedo, ao Diogo Mainardi e ao Arnaldo Jabor a boa-ação de contribuir com o extremismo higiênico de Olavo Carvalho.

Um comentário:

  1. Que feio copiar postagens de outros Blogs, isso se chama plágio.

    http://www.eternoretorno.com/2009/06/22/e-necessario-ter-estomago-de-hiena-para-digerir-olavo-carvalho/

    ResponderExcluir